Tópico anterior: Gerenciamento de mudançaPróximo tópico: Configuration Audit and Control Facility


Componentes do gerenciamento de mudança

O gerenciamento de mudança inclui os seguintes componentes:

Calendário de mudança

Exibe uma exibição gráfica dos eventos de mudança, incluindo todas as requisições de mudança programadas, que falharam e em andamento para os ICs e serviço em uma exibição de calendário configurável. O calendário também exibe datas de blackout, que são períodos de congelamento. Os usuários podem criar uma requisição de mudança a partir do menu de contexto em exibições de calendário diárias, semanais e mensais. O Gerenciador de mudanças, os analistas de nível 2 e os membros do CAB usam este recurso.

Agendador de mudanças

Exibe períodos de tempo programados durante os quais mudanças de IC podem ou não ocorrer no Calendário de mudanças. O Gerenciador de mudanças usa esse recurso para visualizar e criar programações de mudança e associações de IC durante o período de tempo.

Análise de conflito e detecção de colisão

Analise requisições de mudança para ajudar a identificar conflitos potenciais de implementação que podem aumentar o risco de falhas. O Gerenciador de mudanças usa este recurso.

Visualização do fluxo de trabalho

Exibe o processo de aprovação para requisições de mudança. O Gerenciador de mudanças usa este recurso.

Console do CAB e geração de relatório

Exibe um painel que facilita aprovações rápidas de requisições de mudança online que exigem aprovação do CAB.

No CA SDM, o Gerenciador de mudanças pode gerar um relatório com detalhes sobre as solicitações propostas para mudanças prontas para revisão do CAB e distribuir os relatórios eletronicamente para todos os membros do CAB.

Observação: os usuários com privilégios apropriados podem exibir relatórios predefinidos de conformidade, previsão, tendência e volume para gerenciamento de mudança no BusinessObjects InfoView com o CA Business Intelligence.

Avaliação de risco

Permite anexar avaliações de risco para cada requisição de mudança enviada. A opção de pesquisa de risco permite criar pesquisas para avaliar riscos e associá-los a categorias de mudança. A pesquisa de risco lista uma série de perguntas de escolha única ou múltipla.

Impact Explorer

Exiba relacionamentos IC-a-IC de ICs vinculados a uma requisição de mudança. O Impact Explorer é iniciado na página Detalhes de requisição de mudança para facilitar a análise de impacto sob demanda. O Gerenciador de mudanças usa este recurso.

Verificação de mudança

Verifica se as mudanças são executadas de forma precisa e se não há mudanças informais, para que o CMDB contenha a representação atual de todos os CIs gerenciados.